Estratégias é um método de português como língua estrangeira (variante europeia) direcionado para o público adulto que opera no domínio empresarial.
A metodologia de Estratégias advém da abordagem por competências e preconiza uma aprendizagem progressiva e contextualizada da língua e da cultura portuguesas. Estratégias 1 contempla os níveis A1 e A2, destinando‑se a aprendentes sem qualquer proficiência linguística em português, acompanhando‑os até ao nível intermédio.
Embora se destine ao desenvolvimento da competência da comunicação no domínio profissional, este método perspetiva o aprendente como um ator social cuja atuação não se limitará à execução de tarefas no ambiente de trabalho. Por esse motivo, integra 4 unidades de trabalho intituladasDossiê Vida Privada que se centram nos domínios privado e público. Estas unidades exploram situações de comunicação que implicam a execução de tarefas como: falar da família e amigos, fazer compras, comunicar em viagem, alugar um automóvel, interagir em aeroportos, restaurantes e lojas, marcar uma consulta e descrever sintomas.
Mais centradas no uso da língua no contexto profissional, as unidades de trabalho visam o desenvolvimento da competência de comunicação no domínio empresarial. Os temas, os textos e as tarefas comunicativas são determinados por tópicos característicos desse domínio, nomeadamente agendar reuniões, falar ao telefone, fazer apresentações, ler anúncios de emprego ou debater estilos de gestão e liderança.
Conteúdos
- Dados Pessoais
- Contactos
- Espaços de Trabalho
- Cargos e Funções
- Horários e Rotinas Profissionais
- Infraestruturas e Serviços Hoteleiros
- Mercados Internacionais
- Recrutamento
- Oportunidades de Negócio
- Produtos e Serviços Bancários
- Operações de Compra e Venda
- Marcas
Sem comentários:
Enviar um comentário