Gestores e empresários olham para o mundo à procura de oportunidades de investimento e de alavancagem das suas competências e vantagens específicas.
Hoje, além dos EUA e da União Europeia, as multinacionais elegem os BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China como os pólos de maior atractividade para os investimentos futuros. Os BRIC, a par com os Estados Unidos, são e serão destinos atractivos quer para as grandes multinacionais, quer para empresas de média dimensão europeias e portuguesas. As oportunidades de beneficiar da globalização dos mercados e da produção existem, mas é preciso conhecer como funcionam esses países e os modos para tornar uma empresa multinacional.
Este livro aborda as oportunidades e desafios da globalização, as formas de internacionalização das empresas, os critérios para decidir quais os mercados a entrar, avaliando a sua atractividade e o investimento directo estrangeiro, e foca vários factores a atender nas economias emergentes, em geral, e nos cinco mercados dos (E)BRIC, em particular.
Autores:
Manuel Portugal Ferreira
Doutorado em Business Administration pela David Eccles School of Business e MBA pela Universidade Católica de Lisboa. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Leiria. Fundador do globADVANTAGE, que dirige. A sua investigação centra-se na estratégia de empresas multinacionais e internacionalização.
Nuno Rosa Reis
Licenciado em Gestão pelo Instituto Politécnico de Leiria e em Línguas Estrangeiras Aplicadas pela Universidade Católica e doutorando em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Docente no Instituto Politécnico de Leira. Investigador no globADVANTAGE.
Fernando Ribeiro Serra
Doutor e Mestre em Engenharia, Pós-doutorado em Gestão. Na sua carreira de docente, já leccionou em varias universidades brasileiras. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico brasileiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário