quinta-feira, 30 de junho de 2011

Livro do dia, "Casos Empresariais - Campeões Escondidos em Portugal - 2ª Edição".


É frequente encontrarmos referências a "campeões escondidos" nos livros estrangeiros, designando-se assim empresas vencedoras mas que prosseguem uma postura discreta. É sobre este tipo de empresas que versa este livro. Com uma diferença: são todas portuguesas.

Não são empresas de grandes dimensões, mas isso não lhes retira mérito nenhum, pois são campeãs nos sectores onde operam.

Ao longo de nove casos reais retrata-se, sob a forma de case study, a actividade estratégica e de marketing destas empresas e organizações, apontando os seus sucessos e as barreiras que tiveram de contornar.

No conjunto de casos, cinco são mais extensos e quatro são mini-casos, dois dos quais são referentes a associações empresariais. No final de cada caso, são colocadas questões pelos próprios empresários ou directores das empresas, que poderão apoiar o professor e ajudar o aluno a interpretar melhor cada caso.

O capítulo inicial apresenta, de uma forma resumida, um modelo de gestão estratégica resumido, de apoio à resolução dos casos.

O autor:

Álvaro Lopes Dias
Licenciado em Gestão, MBA em Gestão Internacional e Mestre em Gestão (especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial). É docente universitário, consultor e formador certificado pelo IEFP.

Sem comentários:

Enviar um comentário