É frequente encontrarmos referências a "campeões escondidos" nos livros estrangeiros, designando-se assim empresas vencedoras mas que prosseguem uma postura discreta. É sobre este tipo de empresas que versa este livro. Com uma diferença: são todas portuguesas.
Não são empresas de grandes dimensões, mas isso não lhes retira mérito nenhum, pois são campeãs nos sectores onde operam.
Ao longo de nove casos reais retrata-se, sob a forma de case study, a actividade estratégica e de marketing destas empresas e organizações, apontando os seus sucessos e as barreiras que tiveram de contornar.
No conjunto de casos, cinco são mais extensos e quatro são mini-casos, dois dos quais são referentes a associações empresariais. No final de cada caso, são colocadas questões pelos próprios empresários ou directores das empresas, que poderão apoiar o professor e ajudar o aluno a interpretar melhor cada caso.
O capítulo inicial apresenta, de uma forma resumida, um modelo de gestão estratégica resumido, de apoio à resolução dos casos.
O autor:
Álvaro Lopes Dias
Licenciado em Gestão, MBA em Gestão Internacional e Mestre em Gestão (especialidade em Planeamento e Estratégia Empresarial). É docente universitário, consultor e formador certificado pelo IEFP.
Sem comentários:
Enviar um comentário