segunda-feira, 9 de abril de 2012

Livro do Dia: "Géneros Textuais e Práticas Educativas"


AUTORES

Fernando Azevedo
Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança e o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Autor dos livros Formar leitores – Das Teorias às Práticas, Língua Materna e Literatura Infantil - Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico e Modelos e Práticas em Literacia publicados pela Lidel.

Renata Junqueira de Souza
Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP (Presidente Prudente – São Paulo). Coordena o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) e o Grupo de Pesquisa “Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”.

CONTEÚDOS

Palavras prévias
Fernando Azevedo e Renata Junqueira de Souza

1. Leitura compartilhada: Quando pais e professores participam da formação dos jovens leitores
Ana Paula Cardoso Rigoleto e Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi

2. Dilemas didáticos sobre as ações de ensinar a ler
Dagoberto Buim Arena

3. Literatura infantil e hora do conto: Humanização das crianças no complexo processo de educação sistematizada
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto e Renata Junqueira de Souza

4. A leitura da fábula: Da tradição a Monteiro Lobato
Rosa Maria Graciotto Silva

5. O Movimento da Escola Moderna e o ensino da Literatura no 1.º CEB: Uma abordagem pedagógica numa turma de 1.º ano
Henriqueta Maria Gonçalves e Sónia Margarida Xavier

6. O conto na escola: Atividades com crianças do 1.º CEB
Armindo Mesquita

7. A leitura literária na escola: Desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós
Ângela Balça e Anabela Tomé

8. Poesia e formação de leitores
Isabel Souto e Melo e Fernando Azevedo

9. D a leitura à escrita: Desenvolvimento da competência textual
Otília Costa e Sousa, Maria da Encarnação Silva e Patrícia Ferreira

10. Horizontes de escrita: Da teoria à prática
Maria da Graça Sardinha

11. A produção de texto: Uma proposta de como planear
Odilon Helou Fleury Curado e Adair Vieira Gonçalves

MAIS INFORMAÇÃO NO WEBSITE DA LIDEL

Sem comentários:

Enviar um comentário