DESCRIÇÃO
Esta obra visa proporcionar um espaço de reflexão das implicações pedagógico-didáticas e da formação de professores, trazidas pelo facto de a língua portuguesa não ser a língua materna para cerca de 14% da população estudantil nacional. Adicionalmente, e enquanto língua falada por cerca de 250 milhões de pessoas, a língua portuguesa assume um lugar de destaque no mundo, quer como instrumento de cultura, quer de inclusão social.
(Livro segundo o novo Acordo Ortográfico)
CONTEÚDOS
- Algumas especificidades da LP do ponto de vista do ensino do PL2 e PLE
- PLNM. Discutindo conceitos de uma perspetiva linguística
- Bilinguismo e cognição
- O corpus de produções escritas de aprendentes de PL2
- Saberes vulgares de africanos sobre a LP
- PLNM: investigação e ensino
- Formação de Professores
- Bilinguismo e educação
- Educação bilingue e aprendizagem da LP em contexto multilingue
- Didática do PLNM – L2/LE
- A formação de professores de PLNM na FLUP
- Desafios para a formação de professores do ponto de vista da diversidade linguística
- Contributos para um modelo de formação de professores de PLNM
- Tantas formas de dizer “contextualização”
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