quinta-feira, 3 de abril de 2014

Livro do dia: Plantámos a Nossa Independência no Chão Duro de Santa Cruz

DESCRIÇÃO

Plantámos a nossa independência no chão duro de Santa Cruz é um livro que compila poemas e textos poéticos escritos desde os tempos da Resistência até à fase da consolidação da Pátria Timorense na primeira década da independência.

Trata-se, no fundo, de uma homenagem sentida aos aproximadamente 200 jovens que enfrentaram de peito aberto as balas frias e assassinas dos militares indonésios, no dia 12 de novembro de 1991, no Cemitério de Santa Cruz, em Díli. Até hoje, 23 anos depois do Massacre, continuamos sem saber o número exato de vítimas mortais e o paradeiro de muitos destes corpos mártires, o que nos inquieta e compromete a não deixarmos morrer este assunto que faz parte do lado mais perverso e iníquo da nossa condição humana.

São vários os recados e lembranças que perpassam neste livro de poemas, com ênfase a um olhar de admiração ao papel da Igreja, dos guerrilheiros e do povo anónimo que sofreu em silêncio. Não se conhece na história uma resistência tão esclarecida e convicta da vitória final. Não se conhece nos processos de libertação dos povos uma disciplina tão férrea alicerçada somente na fé de um povo entregue a si próprio, na vontade do sacrifício incondicional e na esperança de que, para além da morte, o novo Milénio plantaria no Mundo um novo Estado de um “País tão pequenino que ninguém poderá deter porque tem a força de um Povo”!



MAIS INFO NO WEBSITE DA LIDEL

Sem comentários:

Enviar um comentário