Descrição
Este livro é composto por um conjunto de textos cuja temática se centra no ensino e aprendizagem/aquisição do Português por parte de falantes de língua materna chinesa.
Os estudos aqui apresentados resultam da abertura e da aproximação da China aos países de língua portuguesa e do consequente interesse pela língua portuguesa.
Na área do Português Língua Estrangeira (PLE), foram surgindo estudos diversificados.
Com o objetivo de se apresentar essa diversidade e de se evidenciarem algumas áreas da investigação de PLE desenvolvidas pelos autores na China, reuniu-se um conjunto de escritos que retratam o que tem sido feito neste campo, desde o relato da prática pedagógica aos estudos sobre a aquisição da língua, resultantes de um trabalho vivenciado pelos seus autores, quer como professores de Português quer como investigadores.
Este volume tem como objetivo divulgar o que se tem feito no âmbito do ensino e investigação em PLE a falantes de língua materna chinesa e abrir portas à comunicação intercultural, motivando os professores/investigadores que trabalham com este público a desenvolverem estudos nestas áreas.
Os estudos aqui apresentados resultam da abertura e da aproximação da China aos países de língua portuguesa e do consequente interesse pela língua portuguesa.
Na área do Português Língua Estrangeira (PLE), foram surgindo estudos diversificados.
Com o objetivo de se apresentar essa diversidade e de se evidenciarem algumas áreas da investigação de PLE desenvolvidas pelos autores na China, reuniu-se um conjunto de escritos que retratam o que tem sido feito neste campo, desde o relato da prática pedagógica aos estudos sobre a aquisição da língua, resultantes de um trabalho vivenciado pelos seus autores, quer como professores de Português quer como investigadores.
Este volume tem como objetivo divulgar o que se tem feito no âmbito do ensino e investigação em PLE a falantes de língua materna chinesa e abrir portas à comunicação intercultural, motivando os professores/investigadores que trabalham com este público a desenvolverem estudos nestas áreas.
Ao longo do livro são abordados temas tão importantes como:
- Ensino e expansão do ensino de Português em Macau
- Comparação do sistema de determinação/indeterminação entre o Português e o Chinês
- Urgência de criação de uma licenciatura em Português nas Universidades chinesas no contexto de estudo das línguas estrangeiras pouco utilizadas
- Aspetos não-verbais como elementos propulsores para a (re)construção da estrutura de participação numa sala de aula de PLE
- Competência cultural no ensino de PLE
- Aquisição da concordância em género e número no contexto de ensino/aprendizagem de PLE em Macau
- Aquisição/aprendizagem do Português por jovens chineses
- Perfil do aprendente universitário de PLE em Macau
- Aquisição de morfologia verbal do Português por aprendentes chineses
- Relato de uma experiência de ensino de Português na China
- Formas de tratamento na língua portuguesa e na língua chinesa
- Problemática do ensino de Português em Macau
- Inclui textos complementares sobre o ensino de Português a falantes de língua materna chinesa
Sem comentários:
Enviar um comentário